28 de maio de 2010

Pegadinha Java I

Os posts marcados como "Pegadinha Java" têm a intenção de testar a sagacidade dos meus alunos iniciantes na Programação em Java. São tópicos curiosos e divertidos, e não têm a intenção de medir o conhecimento na linguagem Java.

A vocês, meus alunos, lembrem-se que a idéia é bater o olho no código e apontar a resposta correta. Naturalmente, trata-se de pegadinhas, ou seja, são trechos de código bastante mal-intencionados... :-)

Nesta primeira questão, pergunto: vocês sabem somar 21 + 5?

Bem simples, certo? Então me digam o que será mostrado no trecho de código abaixo:
public class Executavel{
public static void main(String [] args){
System.out.println(2l + 5);
}
}
Muito bem! O resultado não é 26. Mas, por quê não é 26?

Bom, esta é a resposta que eu espero de vocês, esforçados alunos! Copiem o código acima, colem no editor Java, compilem, rodem, e me digam por quê o resultado mostrado não foi 26. (*Lembrem-se, vocês têm que copiar e colar o código acima, não vale digitar vocês mesmos).

Àqueles que descobriram a resposta, tenham a gentileza de não estragar a surpresa... :-)

Só me enviem mensagens se tiverem dúvidas, mas não revelem a resposta para os demais, certo?

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário