1 de junho de 2010

e-T.I.queta

Regras de etiqueta para o profissional de T.I. (Tecnologia da Informação)

Você já teve um professor de T.I. que parecia explicar o assunto para quem já soubesse do assunto?

Já foi a alguma palestra de T.I. em que o palestrante passou a imagem de ser um expert - mas você não entendeu nada do que ele disse?

Infelizmente, isto acontece com muita frequência, especialmente em nossa área de tecnologia.

Talvez o professor e o palestrante acima precisassem saber de algumas regras, como as listadas a seguir.

Se você é um profissional de T.I. e vai apresentar uma aula, ou uma palestra, precisa entender que:

1) Você vai ser bem sucedido em sua apresentação apenas se os espectadores entenderem com clareza o que você apresentou! Se eles ficarem com a impressão de que você deve conhecer muito bem o assunto, mas não entenderem nada do que você apresentou, acredite: você falhou em seu propósito!

2) Falar muitas siglas deve impressionar algumas pessoas, e na área de T.I. é quase impossível não utilizá-las: JEE, EJB, SOA... Mas se você vai, por exemplo, apresentar uma palestra sobre SOA, considere a possibilidade das pessoas não saberem o quê significa SOA. Faça uma breve introdução e esclareça o significado das principais siglas que você vai utilizar. A propósito: SOA significa "Service-oriented architecture" (Arquitetura Orientada a Serviços).

3) Se você se propôs a proferir uma palestra, assuma a missão de esclarecer, e não complicar, o assunto. O palco da apresentação não é o lugar mais apropriado para você demonstrar suas habilidades em falar difícil. Se o seu propósito é apenas exibir seus conhecimentos, inscreva-se numa maratona.

4) Não confunda "Marketing Pessoal" com "Exibicionismo Vazio". Você fará um excelente marketing de si mesmo ao demonstrar que possui boa didática e que consegue esclarecer um assunto complicado. Quem vai assistir a sua palestra, ou a sua aula, tem a intenção (mínima que seja) de aprender sobre o tema.

5) Ao preparar o material da sua apresentação (como slides, etc) procure manter o máximo de simplicidade. Seja objetivo, e elimine tudo o que não for estritamente necessário. Por exemplo: se você já disse que "o sistema funciona como se fossem 3 módulos se comunicando" então o gráfico abaixo é inteiramente inútil:


Ele se torna mais inútil ainda se estiver desenhado em 3 dimensões, com 32 cores. Não precisa passar a impressão de que você é um grande conhecedor de ferramentas gráficas.

6) Se você tem receio de que, ao apresentar sua palestra, alguém possa roubar a sua idéia genial sobre o tema, então não se ofereça a dar uma palestra sobre o tema. Seja um palestrante somente se você estiver disposto a explicar com clareza o assunto em questão.

7) Depois da sua apresentação, procure obter opiniões dos espectadores. Seu endereço de e-mail para contato, escrito no último slide da apresentação, é uma ótima idéia. Diga que você aceita sugestões para a melhoria constante da sua aula ou palestra.

8) Leia os e-mails com as sugestões enviadas pelos espectadores. Procure assimilar, com senso crítico, aquilo que costuma aparecer repetidamente como sugestão.


Acredito que desta forma, com estas regras simples, possamos tornar a área de T.I. melhor a cada dia, com melhores profissionais, dispostos a compartilhar o conhecimento entre si. Fique à vontade para enviar o link deste post ao seu professor que complica mais do que explica. Fique à vontade para me enviar mais regras de etiqueta que você gostaria de acrescentar aqui. E, por fim, fique à vontade para me enviar críticas ou sugestões sobre qualquer assunto deste blog.

Um abraço e até o próximo post!

4 comentários:

  1. Oi Marco, ótimo post!

    Estou acompanhando! Forte abraço!

    Ademir Constantino
    http://www.constantinoit.com.br/blogs/aconstantino

    ResponderExcluir
  2. Olá Ademir,

    obrigado pela sua mensagem! Bom saber que estás acompanhando, conto com sua participação para enriquecer o debate.

    Abração,
    Marcone

    ResponderExcluir
  3. òtimo post.
    Tem-se perdido muito tempo em palestras/aulas vazias de conteúdo e repletas de estrelas.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, não é que isso aconteceu comigo hoje nas palestras do consegi(http://www.consegi.gov.br)... a maioria das palestras/oficinas VAZIAS! Teve uma de html 5 que o cara enrolou 40 minutos da apresentação falando da criação da web(com Tim Berners Lee etc..) e nos 20 minutos restantes apenas 5 ao tema da apresentação! Outra foi sobre o software Expresso que "venderam errado" como "Implementação de Serviço na Nuvem" >.< triste! Sério.

    ResponderExcluir